Missões
Conheça todos os projetos desenvolvidos pelo grupo e seus prêmios.
2021
Tucanae
Visão Geral
Idealizada para a primeira edição da OBSAT, promovida pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e inovações, o primeiro Cubesat do PoliSat.
Premiação
1ª fase OBSAT: 8º lugar na região Sudeste e recebimento de kit educacional PION.
2º fase OBSAT: 1º lugar na região Sudeste e convite para integrar o SuperTime.
Objetivo
Foi implementada como carga útil uma heat pipe para controle térmico passivo do processador de uma Raspberry Pi Zero W, que por sua vez possui um código de visão computacional para observação de fronteiras rurais e urbanas, tudo isso a partir do CubeSat educacional disponibilizado pela start-up brasileira PION.
2022
Columba I
Visão Geral
A Columba foi totalmente concebida pelo nosso grupo, sendo nosso primeiro projeto a ganhar vida.
Premiação
LASC 2022: 2º lugar na América Latina.
Objetivo
Seu objetivo é mapear as zonas verdes do município de Rio Branco, representando uma evolução da carga útil da Tucanae. Destaque-se também o sistema de controle de apontamento, uma inovação tecnológica do grupo.
2022
SuperTime
Visão Geral
o PoliSat foi convidado para integrar uma equipe, formada pelas universidades que se saíram melhor na OBSAT, com o propósito de desenvolver um satélite para lançamento.
Objetivo
o PoliSat ficou encarregado de desenvolver o subsistema de estrutura e mecanismos, cumprindo com todas as normativas internacionais impostas para CubeSats. Após validação estrutural por meio de testes de elementos finitos e sua posterior finalização, o grupo desenvolveu o controle térmico do satélite, por meio do desenvolvimento de ferramentas para calcular as cargas térmicas enfrentadas durante órbita.
2023
Columba II
Visão Geral
Como uma continuação da Columba I, a Columba II busca aprimorar a eficácia do algoritmo de visão computacional e o projeto foi inteiramente desenvolvido pelo grupo.
Premiação
LASC 2023: 1º lugar na América Latina.
Objetivo
Propõe-se a validação de hardware e de software do ADCS como uma das Cargas Úteis do projeto.O ADCS busca o controle do apontamento do CubeSat em um eixo de rotação, utilizando componentes COTS de fácil acesso e de baixo custo no mercado brasileiro. Com isso, conferirá uma maior precisão às fotos tiradas pela câmera e portanto, uma melhor acurácia nos dados recolhidos.
2024
Astraeus
Visão Geral
Atual missão em desenvolvimento.